sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (The Lord of the rings – The Fellowship of the Ring)

O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel (The Lord of the rings – The Fellowship of the Ring) – EUA – 2001

Direção: Peter Jackson

Roteiro: Peter Jackson, Philippa Boyens e Frances Walsh, baseado no livro de J. R. R. Tolkien

A literatura é uma das maiores fontes das quais os diretores de cinema extraem adaptações. Adaptar livros é tarefa difícil. Pode render embaraços ou obras primas. A segunda opção é o caso do maravilhoso O Senhor dos Anéis – A Sociedade do Anel, dirigido pelo talentoso Peter Jackson. Quando Jackson anunciou que filmaria a cultuada trilogia de Tolkien, o mundo todo ficou em expectativa. Uns diziam que a história era impossível de ser filmada adequadamente devido a questões técnicas e de duração, outros diziam que seria um fiasco e alguns confiaram no talento de Jackson, já mostrado em filmes como Almas Gêmeas e Os Espíritos. O resultado foi que o mundo todo ficou maravilhado com a qualidade artística e técnica do longa. Há anos não se via algo tão arrebatador e fascinante no Cinema.

Jackson e suas colaboradoras escreveram um roteiro que se mantém muito fiel ao livro. Alterações são feitas, mas para o bem da obra cinematográfica. O fato é que o espírito e o tom do livro de Tolkien foram mantidos. Imagino que se ele fosse vivo e quisesse ver um filme baseado no seu livro, ele sairia da sala de cinema plenamente satisfeito com o trabalho de Jackson. As adaptações cinematográficas são difíceis, como disse antes, porque o diretor/roteirista ao mesmo tempo não pode querer “filmar o livro” ao pé da letra e também não pode se distanciar muito do material de origem. Ele deve apresentar sua visão da história. E poucas vezes vi tanta paixão e tanto respeito para com um livro e toda a cultura que ele representa em uma obra adaptada.

A direção de arte nada mais é do que magnífica. Afinal de contas, trazer à vida a Terra Média descrita por Tolkien não era tarefa fácil. Mas a equipe se sai muito bem. São inesquecíveis as imagens do Condado, de Valfenda, de Minas Mória e tudo que é visto na tela, incluindo as locações maravilhosas na Nova Zelândia, país de origem de Jackson. Tudo captado pela estupenda fotografia. Outro ponto altíssimo que enriquece o filme é a memorável trilha sonora de Howard Shore, com um tema maravilhoso que se repete ao longo do filme e que gruda em sua mente, e o mais importante, ajuda a criar o clima épico e traz à vida o tom da obra de Tolkien com a orquestra e o coral magníficos de Shore.

Outro aspecto impressionante é o elenco reunido no filme. Ian McKellen cria um Gandalf à altura do descrito no livro: sábio, forte, engraçado e amoroso, entendemos o poder do seu carisma e a importância de seu conselho e de tê-lo por perto. Virgo Mortensen e Sean Bean também se destacam como os Homens guerreiros e honrados, principalmente o primeiro. Elijah Wood é o perfeito Frodo, que não entende muito bem o porquê das coisas que acontecem consigo, mas é corajoso e leal a seus amigos e sua demanda. Christopher Lee é um assustador Saruman e Liv Tyler adorável e forte, como Arwen deve ser. Todo o gigante elenco tem seus momentos de destaque em tela.

Mesmo com todos esses aspectos da produção acima para quais não economizei elogios, eles não seria de grande ajuda se não fosse a direção brilhante de Jackson. Com movimentos de câmera inventivos e virtuosos do início ao fim, ele imprime uma qualidade visual ao filme inigualáveis. Tudo é muito gráfico e as imagens falam muito por si só. Ele consegue intercalar cenas de ação e aventura com outras de humor ou mesmo mais reflexivas e sentimentais. Consegue criar uma tensão quase insuportável quando quer, com na seqüência das Minas Mória ou levar o espectador às lágrimas nos momentos mais tocantes. Confesso: sempre choro quando vejo qualquer um dos três filmes.

Nas mãos de qualquer diretor, o filme poderia ser apenas mais uma aventura ou fantasia, mas Jackson e seu time elevaram o nível do longa à obra prima, com tudo o que eu falei acima somado a diálogos brilhantes como “não podemos escolher o tempo em que vivemos, mas podemos escolher o que fazer com o tempo que nos é dado” e “mesmo a menor pessoa pode mudar o curso da história”. O filme toca e ecoa na mente do espectador depois da sessão.

Já li o livro duas vezes e os filmes não tenho mais a conta de quantas vezes vi. Sei que O Senhor dos Anéis tem um lugar especial no meu coração. Espero escrever sobre os outros dois longas que compõe a trilogia.

Nota: 10